Projetos Pedagógicos

ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA LAURA MARIA CHAGAS DE ASSIS

GINCANA: “DENGUE NUNCA MAIS”

JUSTIFICATIVA
 
            Dengue é um dos mais graves problemas de saúde pública da atualidade enfrentado por diversos países.
            Somente com a efetiva participação da população, adotando medidas no seu dia a dia de controle dos criadouros do mosquito transmissor da dengue, será possível minimizar o agravamento da situação.
            Desta forma, uma mudança de atitude das pessoas voltadas a evitar a criação de larvas do mosquito da dengue em seu ambiente, além de adoção de condutas saudáveis possibilitará uma melhor qualidade de vida.
            Esta Gincana justifica-se, devido ao grande número de pessoas contaminadas pelo vírus da Dengue na nossa cidade, apesar da grande campanha realizada pelos meios de comunicação e pelo trabalho dos agentes de saúde do município. Neste contexto, a  Escola Estadual Professora Laura Maria Chagas de Assis resolveu abraçar e disseminar esta campanha na comunidade escolar e extraescolar, com o fim de despertar a nossa clientela para o risco que correm ao não aderirem coletivamente na luta contra o mosquito AEDYS EGIPTES, causador da dengue.

OBJETIVO

   Desenvolver atividades interdisciplinares buscando a interação do escolar com a problemática, multiplicando as práticas apreendidas a comunidade e familiares.

METODOLOGIA
  • Sensibilização junto à comunidade escolar.
  • Divisão das turmas em oito equipes cada, sendo cada equipe responsável por cada prova.
  • Orientação para o desenvolvimento das provas por área de conhecimento, ou seja, cada área será responsável por uma prova, sendo o professor  orientador pela atividade a ser executada.
  • Organização das provas pelos professores das disciplina correspondentes ou disciplinas afins para a realização das pesquisas a serem feitas ou tarefas a serem executadas de acordo com a sua área de conhecimento.
  • Realização da Gincana ‘Dengue Nunca Mais’ entre os dias (....) do corrente ano na Escola Estadual Professora Laura Maria Chagas de Assis.
  • Avaliação das provas por uma banca examinadora compostas por professores e funcionários da escola não envolvidos nas tarefas realizadas pelas turmas. Cada prova será avaliada com uma pontuação de 0 a 10. As turmas que obtiverem pontuação maior serão premiadas com troféus.

ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS

ORDEM
ATIVIDADES
ÁREAS DO CONHECIMENTO

Confecção de cartazes – índices da evolução da dengue no cenário brasileiro (incentivo ao combate e controle da dengue);

Matemática.

- Elaboração de um álbum seriado (informações sobre a dengue);

Ciências, Biologia.

Produção de panfletos (divulgação da Gincana Dengue Nunca Mais);

Língua Portuguesa.


Confecção de fantasia do mosquito;

Arte. (Esta prova será de responsabilidade dos alunos, já que não temos professores para esta área do conhecimento)


Elaboração de faixas (frases impactantes);


Geografia, Sociologia.


Construção de painel integrado (Pesquisa bibliográfica dos casos de dengue no Brasil, Alagoas, Santana do Ipanema);


História.


Elaboração de paródias;


Ensino Religioso – Filosofia – Língua Portuguesa.


Peça teatral.


Esta prova será de responsabilidade das turmas, sendo avaliada por todas as áreas do conhecimento.


ATIVIDADES COMPLEMENTARES

- Palestras.
- Coleta seletiva (limpeza do complexo educacional);
- Caminhada.

RECURSOS ENVOLVIDOS

          Humanos: corpo docente e discente, pais, funcionários, direção e agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde.
          Materiais: material de papelaria, sucatas, recursos audiovisuais, panfletos, cartazes, etc.

CRONOGRAMA

DATA
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

01/06/2011

Abertura: Coordenador de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Santana do Ipanema (AL).
Apresentação das produções feitas pelas turmas.

02/06/2011
Limpeza do Complexo Educacional;
Apresentações teatral.

03/06/2011
Caminhada Dengue Nunca Mais;
Festival de paródias;
Premiação.



PARCERIA

  • Secretaria Municipal de Saúde de Santana do Ipanema – AL.

AVALIACÃO

A avaliação será feita pela Banca Examinadora nos dias que serão desenvolvidas as atividades de Combate e Controle da Dengue  sendo premiadas com troféus as turmas que obtiverem melhor desempenho nas três primeiras colocações.

REFERÊNCIAS

DENGUE. Disponível em www25.ceara.gov.br/.../noticias_detalhes.asp?...

projetos/dengue/odia.terra.com.br/.../secretaria_de_educacao_lanca_gincana_contra_a_dengue_216786.asp.



PROJETO CONTRA A DENGUE. Disponível em:http://tilz.tearfund.org/Portugues/Passo+a+Passo+4150/Passo+a+Passo+43/
Recursos+visuais+para+treinamento.htm.


ANEXOS (Fotos)





PROJETOS NA ÁREA DE LINGUAGEM E CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS 


PROJETO

·         Dia das mães

JUSTIFICATIVA

            No Brasil, em 1932, o segundo domingo de maio foi oficializado como o “Dia das Mães” pelo então presidente Getúlio Vargas, mas a origem das comemorações surgiu desde a Grécia antiga, quando a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses. De lá pra cá, elas, que em geral são a base de uma família, são lembradas como a maior expressão de amor incondicional aos filhos.
            Pensando nessas mulheres que estão diariamente ao lado dos seus, desde a gestação à idade adulta, passando por fases doces como a infância ou conturbadas, como a adolescência, a direção da Escola Estadual Professora Laura Maria Chagas de Assis preparou uma programação especial junto com coordenadores e professores para homenageá-las.
            No dia 06 de maio de 2011 durante todo o dia letivo serão apresentadas na escola homenagens direcionadas as nossas mães. As atividades serão direcionadas pelos professores das disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Arte e Educação Física.

OBJETIVOS

·         Reconhecer a importância da mãe na família.
·         Resgatar os valores que as famílias estão perdendo (respeito, amor, partilha...).
·         Valorizar a pessoa humana.
·         Valorizar o trabalho da mãe (às vezes dupla jornada de trabalho).
·          Conhecer direitos e deveres dos membros da família, em especial das mães.

METODOLOGIA

  • Sensibilização junto à comunidade escolar;
  • Divisão das atividades selecionadas por disciplina e turma;
  • Orientação e desenvolvimento das atividades em sala de aula;
  • Apresentação das atividades em homenagem as mães no pátio da escola em 06 de maio de 2011 nos três turnos: matutino, vespertino e noturno.
  • Avaliação dos professores da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias durante as apresentações equivalendo a média do instrumento seminário no primeiro semestre.

ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS

·         Turno matutino:

ATIVIDADES
DISCIPLINAS
TURMAS
PROFESSORES
Produzir textos com o tema "O que eu nunca disse a mamãe."
(Exposição dos textos no painel integrado).
Língua Portuguesa e Língua Estrangeira
Ens. Funda. e Médio
Jânia, Alba, Claúdia, Walkíria e Silvânia.
Pesquisa bibliografia: história do dia das mães – apresentação em PowerPoint.
Língua Portuguesa
1º Anos
Walkíria
Varal de Poesias enfatizando o tema mães.
Língua Portuguesa
2º Anos
Silvânia
Ornamentação de murais com fotos das mães, alunos e mensagens, homenageando as Mães.
Língua Estrangeira e Língua Portuguesa
8º e 9º Anos
Claúdia e Walkíria
Confecção de lembranças.
Língua Inglesa
3º Anos
Claúdia
Confecção de cartões.
Língua Portuguesa
7º anos
Alba
Música em homenagem as mães
Língua Portuguesa
6º Anos
Jânia
Produção e apresentação de mensagens em PowerPoint.
Língua Portuguesa
2º Anos
Silvânia
Apresentação de dança pelos alunos.
Educação Física
Ensino Fundamental
Nara
Apresentação de uma peça teatral.
Língua Portuguesa
9º B
Claúdia


·         Turno vespertino:

ATIVIDADES
DISCIPLINAS
TURMAS
PROFESSORES
Produzir textos com o tema "O que eu nunca disse a mamãe."
(Exposição dos textos no painel integrado).
Língua Portuguesa
Ens. Fundamental e Médio
Alba, Cristiane e Jânia.
Pesquisa bibliografia: história do dia das mães – apresentação em PowerPoint.
Língua Portuguesa
1º Ano D
Alba
Varal de Poesias enfatizando o tema mães.
Língua Portuguesa
1º Ano E
Alba
Ornamentação de murais com fotos das mães, alunos e mensagens, homenageando as Mães.
Confecção de lembranças
Mensagem em PowerPoint.

Língua Portuguesa

9º Anos

Cristiane
Confecção de cartões
Apresentação “um presente para mamãe”
Língua Estrangeira
8º ano
Alba
Confecção de cartões
Apresentação “Eternamente mãe”
Língua Estrangeira
7º Ano C
Adriano
Música em homenagem as mães
Produção e apresentação de mensagens em PowerPoint.
Língua Portuguesa
2º Ano D
2º Ano E
Jânia

Apresentação de dança pelos alunos.
Ed. Física
Ens. fundamental
Nara
Apresentação de uma peça teatral.
Confecção de lembranças
Língua Portuguesa
3º Ano C





·         Turno Noturno:

ATIVIDADES
DISCIPLINAS
TURMAS
PROFESSORES
Produzir textos com o tema "O que eu nunca disse a mamãe."
(Exposição dos textos no painel integrado).
Língua Portuguesa
Ensino Médio
Risonete, Walkíria, Jânia, Nara.
Pesquisa bibliografia: história do dia das mães – apresentação em PowerPoint.
Língua Portuguesa
3º Anos
Alba
Varal de Poesias enfatizando o tema mães.
Língua Portuguesa
3º Anos
Alba
Ornamentação de murais com fotos das mães, alunos e mensagens, homenageando as Mães.

Arte
1º Anos
Walkíria
Apresentação de dança pelos alunos.
Ed. Física
EJA
Nara

Confecção de cartões e lembrancinhas.
Arte e Língua Portuguesa
EJA
Risonete

Música em homenagem as mães
Língua Portuguesa
2º Anos
Jânia
Produção e apresentação de mensagens em PowerPoint.
Língua Portuguesa
2º Anos
Jânia


OBS: Todas as turmas devem desenvolver a primeira atividade para compor o painel integrado em comemoração ao dia das mães.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES
·         Leitura e interpretação de textos;
·         Debate sobre temas: família, respeito, amor, paciência, dedicação, etc.
·         Roda de conversas;
·         Exibição de vídeos;
·         Produção de textos, cartas, etc.

RECURSOS ENVOLVIDOS

          Humanos: corpo docente e discente, pais, funcionários, direção e coordenação.
          Materiais: material didático, recursos audiovisuais, etc.

CRONOGRAMA

DATA
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
De 18/04/2011 a 05/05/2011
Orientação e desenvolvimento das atividades em sala de aula.

06/05/2011

08: 00 – Apresentação para as mães do turno matutino.
10: 30 – Coffee Break para as mães.

06/05/2011
13: 00 – Apresentação para as mães do turno vespertino.
15: 30 - Coffee Break para as mães.

06/05/2011
19: 00– Apresentação para as mães do turno noturno.
21: 00 - Coffee Break para as mães.


AVALIACÃO

  • As produções realizadas pelos alunos serão avaliadas pelos professores das disciplinas da área de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Arte e Educação Física) no instrumento Seminário. A pontuação será de 0 a 10 para os alunos participantes.
  • Cada professor responsável pela atividade desenvolvida em sala de aula deverá entregar uma lista assinada pelos alunos participantes para avaliação dos demais professores.

REFERÊNCIAS

DISPONÍVEL EM: http://professoravivianferreira.blogspot.com/2009/04/projeto-dia-das-maes.html - Acesso em 13 de abril de 2011 às 14h39min.

DISPONÍVEL EM: http://www.bahiaemfoco.com/noticia/7033/salvador-dia-das-maes-nas-escolas - acesso em 13 de abril de 2011 às 15:36.

Anexos – fotos



PROJETO LITERLAURA


1. TEMA: Literatura

2. JUSTIFICATIVA:

Sendo a leitura um instrumento básico no acesso à informação e no aprimoramento da expressão e também fundamental para a formação do cidadão consciente, tendo em vista que o gosto pela leitura é um aprendizado, um processo que deve ser iniciado o mais cedo possível, a Escola Estadual Professora Laura Maria Chagas de Assis desenvolve pelo terceiro ano o Literlaura.
A principal meta do projeto é desenvolver o gosto pela literatura estabelecendo uma relação entre fantasia e realidade.
O público alvo serão os alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA.
O projeto será desenvolvido entre os meses de abril e julho de 2012. Neste período os alunos desenvolverão atividades em sala de aula e posteriormente serão socializadas para toda a comunidade escolar.

3. OBJETIVO GERAL:

  • Possibilitar e garantir aos alunos, o acesso à cultura e à informação, estimulando a leitura e desenvolvendo as habilidades necessárias para transitar pelo mundo da literatura e oralidade.

4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Reconhecer a diversidade literária no Brasil;
  • Conhecer a literatura característica do Nordeste;
  • Valorizar e respeitar a multiculturalidade própria do nosso país e os significados e coletividades, experiências comunitárias, e o imaginário do folclore, presente na produção da literatura nordestina;
  • Conhecer uma rica manifestação da nossa literatura (nordestina) caracterização de valores pedagógicos (leitura, escrita e métrica dos versos);
  • Possibilitar o aluno o conhecimento da linguagem nordestina, enfocando a cultura em prol da valorização das nossas raízes;
  • Promover uma aproximação do aluno com a cultura popular nordestina;
  • Estimular um olhar crítico e simultaneamente poético sobre a realidade sertaneja;
  • Discutir com os alunos como a Literatura Nordestina, até por sobrevivência acaba de incorporar inovações da industrial cultural o que a torna mais rica e diversificada.


5.  METODOLOGIA:

  • Sensibilização junto à comunidade escolar;
  • Divisão das atividades/obras selecionadas por turma;
  • Orientação e desenvolvimento das atividades em sala de aula;
  • Pesquisas bibliográficas;
  • Rodas de leituras;
  • Produção textual;
  • Oficinas;
  • Filmes;
  • Dramatizações;
  • Peças teatrais;
  • Apresentação à comunidade.

5. CONTEÚDOS:

  • Literatura Nordestina.


6. ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:

Turno Matutino


TURMAS
LITERATURA NORDESTINA

PROFESSOR (A)
Obra
Autor
6º ANO A
Literatura de Cordel
Patativa do Assaré
Jânia
6º ANO B


Jânia
7º ANO A
O Auto da Compadecida
Ariano Suassuna
Alba
7º ANO B
Morte e Vida Severina
João0 Cabral de Melo Neto
Alba
8º ANO A
A viuvinha
José de Alencar
Claúdia
9º ANO A
Cinco Minutos
José de Alencar
Valkíria
9º ANO B
Cabelos Molhados

Cláudia
1º ANO A
Iracena
José de Alancar
Valkíria
1º ANO B
Senhora
José de Alencar
Valkíria
1º ANO C
Vidas Secas
Graciliano Ramos
Valkíria
2º ANO A
Lucíola
José de Alancar
Valkíria
2º ANO B
A morte Quincas Barros D`água.
José de Alencar
Silvânia
2º ANO C
O Cortiço
Aloísio Azevedo
Silvânia
3º ANO A
Lisbela e o Prisioneiro

Silvânia
3º ANO B
O Auto da Compadecida
Ariano Suassuna
Silvânia

Turno Vespertino


TURMAS
LITERATURA NORDESTINA

PROFESSOR (A)
Obra
Autor
7º ANO C


Cristiane
8º ANO B


Denise
9º ANO C


Cristiane
9º ANO D


Cristiane
1º ANO D
Iracena
José de Alencar
Denise
1º ANO E
Menino do Engenho
José Lins de Rego
Denise
2º ANO D
Melhores Contos
Lêdo Ivo
Jânia
2º ANO E
Melhores Crônicas
Lêdo Ivo
Jânia
3º ANO C
Vidas Secas
Graciliano Ramos
Denise


Turno Noturno


TURMAS
LITERATURA NORDESTINA

PROFESSOR (A)
Obra
Autor
1º ANO F


Alba
2º ANO F

Lêdo Ivo
Jânia
2º ANO G

Ledo Ivo
Jânia
3º ANO D
Vidas Secas
Graciliano Ramos
Alba
3º ANO E
O Quinze
Raquel de Queiroz
Alba
1º EJA A
Literatura de Cordel
Patativa do Assaré
Valkíria
1º EJA B
Literatura de Cordel
Patativa do Assaré
Valkíria
2º EJA
A Sombra do Umbuzeiro
José Malta F. Neto
Valkíria


7. CRONOGRAMA:

Data
Atividades
12 a 16 de setembro de 2011
Socialização da proposta pedagógica junto aos professores.
19 a 23 de setembro de 2011
Orientação dos professores em sala de aula.

26 de setembro a 31 de outubro de 2011
Desenvolvimento das atividades pelos alunos.
Novembro de 2011
Apresentação das atividades.

8. AVALIAÇÃO:

            A avaliação será realizada pelos professores da Área de Conhecimento 03. Esta está relacionada ao instrumento avaliativo ‘Seminário’ que tem uma pontuação de 0 a 15 pontos.

9. REFERÊNCIAS:

PROJETOS PEDAGÓGICOS DINÂMICOS. Disponível em: http://www.projetospedagogicosdinamicos.com/cordel.htm#objetivos. Acesso em setembro de 2011.






PROJETOS NA ÁREA DE CIÊNCIAS NATURIAIS E SUAS TECNOLOGIAS

PROJETO: Nutrição orientada.

JUSTIFICATIVA:

            A escola é o grupo social mais importante depois da família e por isso é considerado um bom local para o desenvolvimento de ações preventivas. A nutrição adequada reflete melhorias no desempenho escolar, na imunidade e na frequência às aulas. O Projeto Nutrição orientada tem como objetivo oferecer subsídios para que a escola promova hábitos alimentares saudáveis, a partir da potencialização e difusão de saberes em educação alimentar e nutricional. Nesta proposta, os alunos conhecerão os hábitos alimentares praticados em diferentes culturas do Brasil e do mundo. Nesta perspectiva, eles pesquisarão a composição de cada alimento a ser exposto na apresentação final do projeto. Diante disso, a comunidade escolar compartilhará das experiências vivenciadas pelos alunos e terão o conhecimento necessário para uma nutrição orientada.

OBJETIVO

  • Oferecer subsídios para que a escola promova hábitos alimentares saudáveis, a partir da potencialização e  difusão de saberes em educação alimentar  e nutricional.

METODOLOGIA:

Todos os professores trabalharão os respectivos temas de suas disciplinas em todas as turmas, ficando responsável para orientar as turmas que estiverem sob a sua responsabilidade para a apresentação no dia do encerramento.
O trabalho de pesquisa e apresentação valerá 10,0 pontos, levando em conta a adequação do tema, a manutenção do tema ou fidelidade, a exposição do tema, a objetividade, os recursos utilizados.
Cada turma terá vinte minutos para fazer a sua exposição/apresentação.
As apresentações no dia do encerramento deverão ser feitas a partir de:
·   Slides;
·   Exposição de fotos, painéis e cartazes;
·   Apresentações musicais (com os temas abordados).
·   Exposição de comidas típicas;
·   Degustação das comidas típicas.

CONTEÚDOS:

·         Conteúdos/atividades a serem desenvolvidos (as) no ensino fundamental:

TURMAS
TEMAS
DISCIPLINAS
PROFESSOR (A)
ATIVIDADES


6º A


Alagoas

Ciências
Valéria
Pratos regionais: vitaminas, proteínas, calorias e carboidratos.

Matemática.

Mônia
Quantidade vitaminas, proteínas, calorias e carboidratos.


6º B


Sergipe

Ciências

Valéria
Pratos regionais: vitaminas, proteínas, calorias e carboidratos.

Matemática

Mônia
Quantidade vitaminas, proteínas, calorias e carboidratos.


7º A


Ceará

Ciências.

Valéria
Pratos regionais: vitaminas, proteínas, calorias e carboidratos.

Matemática

Mônia
Quantidade vitaminas, proteínas, calorias e carboidratos.


7º B


Bahia

Ciências

Valéria
Pratos regionais: vitaminas, proteínas, calorias e carboidratos.

Matemática

Mônia
Quantidade vitaminas, proteínas, calorias e carboidratos.


  C


Alagoas

Ciências

Danilo
Pratos regionais: vitaminas, proteínas, calorias e carboidratos.

Matemática

Ciro
Quantidade vitaminas, proteínas, calorias e carboidratos.


  A


Pernambuco


Ciências

Valéria
Pratos regionais: vitaminas, proteínas, calorias e carboidratos.

Matemática

Mônia
Quantidade vitaminas, proteínas, calorias e carboidratos.


  B


Pernambuco


Ciências..

Danilo
Pratos regionais: vitaminas, proteínas, calorias e carboidratos.

Matemática

Ciro
Quantidade vitaminas, proteínas, calorias e carboidratos.


  A


Goiás

Ciências

Valéria
Pratos regionais: vitaminas, proteínas, calorias e carboidratos.

Matemática

Mônia
Quantidade vitaminas, proteínas, calorias e carboidratos.

  B


Minas Gerais

Ciência

Valéria
Pratos regionais: vitaminas, proteínas, calorias e carboidratos.

Matemática

Izabel
Quantidade vitaminas, proteínas, calorias e carboidratos.

  C

Goiás

Ciências

Danilo
Pratos regionais: vitaminas, proteínas, calorias e carboidratos.

Matemática

Izabel
Quantidade vitaminas, proteínas, calorias e carboidratos.

  D

Minas Gerais

Ciências

Danilo
Pratos regionais: vitaminas, proteínas, calorias e carboidratos.

Matemática

Izabel
Quantidade vitaminas, proteínas, calorias e carboidratos.



·         Conteúdos/atividades a serem desenvolvidos (as) no ensino médio:

TURMAS
TEMAS
DISCIPLINAS
PROFESSOR (A)
ATIVIDADES


1º A


Bahia

Biologia
Danilo
Pratos regionais, benefícios e malefícios da nutrição.
Química
Sávio
Metabolismo e calorias.
Física
Washington
Energia

Matemática.
Izabel

Quantidade calórica e gráficos.


1º B


Rio Grande do Norte

Biologia
Danilo
Pratos regionais, benefícios e malefícios da nutrição.
Química
Sávio
Metabolismo e calorias.
Física
Washington
Energia

Matemática.
Izabel

Quantidade calórica e gráficos.


1º C


Rio Grande do Sul

Biologia
Danilo
Pratos regionais, benefícios e malefícios da nutrição.
Química
Thiago
Metabolismo e calorias.
Física
Washington
Energia

Matemática.
Lusmar

Quantidade calórica e gráficos.


1º D



Bahia

Biologia

Alberto
Pratos regionais, benefícios e malefícios da nutrição.
Química
Sávio
Metabolismo e calorias.
Física
Myrla
Energia

Matemática.
Izabel
Quantidade calórica e gráficos.


1º E


Rio Grande do Norte

Biologia
Alberto
Pratos regionais, benefícios e malefícios da nutrição.
Química
Sávio
Metabolismo e calorias.
Física
Myrla
Energia

Matemática.
Izabel

Quantidade calórica e gráficos.


1º F


Rio Grande do Sul

Biologia
Júnior
Pratos regionais, benefícios e malefícios da nutrição.
Química
Thiago
Metabolismo e calorias.
Física
Myrla
Energia

Matemática.
Aleandra

Quantidade calórica e gráficos.


2º A


Alagoas e Pernambuco


Biologia
Ayslan
Pratos regionais, benefícios e malefícios da nutrição.
Química
Thiago
Metabolismo e calorias.
Física
Washington
Energia

Matemática.
Lusmar

Quantidade calórica e gráficos.


2º A


Ceará e Goiás


Biologia
Ayslan
Pratos regionais, benefícios e malefícios da nutrição.
Química
Thiago
Metabolismo e calorias.
Física
Washington
Energia

Matemática.
Lusmar

Quantidade calórica e gráficos.


2º C


Minas Gerais e Sergipe


Biologia
Ayslan
Pratos regionais, benefícios e malefícios da nutrição.
Química
Thiago
Metabolismo e calorias.
Física
Washington
Energia

Matemática.
Lusmar

Quantidade calórica e gráficos.


2º D


Rio Grande do Sul

Biologia
Marcelle
Pratos regionais, benefícios e malefícios da nutrição.
Química
Sávio
Metabolismo e calorias.
Física
Myrla
Energia

Matemática.
Ciro

Quantidade calórica e gráficos.


2º E


Sergipe

Biologia
Marcelle
Pratos regionais, benefícios e malefícios da nutrição.
Química
Sávio
Metabolismo e calorias.
Física
Myrla
Energia

Matemática.
Ciro

Quantidade calórica e gráficos.


2º F




Biologia
Alberto
Pratos regionais, benefícios e malefícios da nutrição.
Química
Thiago
Metabolismo e calorias.
Física
Myrla
Energia

Matemática.
Aleandra

Quantidade calórica e gráficos.


2º G




Biologia
Alberto
Pratos regionais, benefícios e malefícios da nutrição.
Química
Thiago
Metabolismo e calorias.
Física
Myrla
Energia

Matemática.
Aleandra

Quantidade calórica e gráficos.


3º A


África e México


Biologia
Ayslan
Pratos regionais, benefícios e malefícios da nutrição.
Química
Thiago
Metabolismo e calorias.
Física
Washington
Energia

Matemática.
Lusmar

Quantidade calórica e gráficos.


3º B


Itália e Portugal


Biologia
Ayslan
Pratos regionais, benefícios e malefícios da nutrição.
Química
Thiago
Metabolismo e calorias.
Física
Washington
Energia

Matemática.
Lusmar

Quantidade calórica e gráficos.


3º C


Ceará e Paraíba

Biologia
Alberto
Pratos regionais, benefícios e malefícios da nutrição.
Química
Sávio
Metabolismo e calorias.
Física
Myrla
Energia

Matemática.
Ciro

Quantidade calórica e gráficos.


3º D


São Paulo

Biologia
Alberto
Pratos regionais, benefícios e malefícios da nutrição.
Química
Thiago
Metabolismo e calorias.
Física
Everton
Energia

Matemática.
Aleandra

Quantidade calórica e gráficos.


3º E


China

Biologia

Alberto
Pratos regionais, benefícios e malefícios da nutrição.
Química
Thiago
Metabolismo e calorias.
Física
Everton
Energia

Matemática.
Aleandra

Quantidade calórica e gráficos.


1º EJA A


Paraná

Biologia

Júnior
Pratos regionais, benefícios e malefícios da nutrição.
Química
Thiago
Metabolismo e calorias.
Física
Myrla
Energia

Matemática.
Aleandra

Quantidade calórica e gráficos.


1º EJA B




Biologia

Júnior
Pratos regionais, benefícios e malefícios da nutrição.
Química
Thiago
Metabolismo e calorias.
Física
Myrla
Energia

Matemática.
Aleandra

Quantidade calórica e gráficos.


2º EJA




Biologia

Júnior
Pratos regionais, benefícios e malefícios da nutrição.
Química
Thiago
Metabolismo e calorias.
Física
Myrla
Energia

Matemática.
Aleandra

Quantidade calórica e gráficos.


CRONOGRAMA

·         Ensino Fundamental:
DATA
ATIVIDADES
RESPONSÁVEIS
  • 07/07/2011
Mostra de comidas típicas de cada estado/região especificada a cada ano do ensino fundamental.
  • Ciro, Danilo, Izabel, Mônia e Valéria.


  • Ensino Médio:

DATA
ATIVIDADES
RESPONSÁVEIS

  • 06/07/2011
Mostra de comidas típicas de cada estado/região especificada a cada ano do ensino fundamental.
  • Aleandra , Ayslan, Alberto, Ciro, Everton, Izabel, Myrla, Sávio, Thiago e Washington.



AVALIAÇÃO:

A avaliação será realizada pelos professores da Área de Conhecimento 02. Esta está relacionada ao instrumento avaliativo ‘Seminário’ que tem uma pontuação de 0 a 10 pontos.

ANEXOS (Fotos):



CIÊNCIAS HUMAS E SUAS TECNOLOGIAS

I SEMESTRE


PROJETO: Em defesa do meio ambiente e da dignidade humana.


PERÍODO: maio e junho de 2011


JUSTIFICATIVA:

            A questão ambiental ocupa hoje um importante espaço político; juntamente com as questões de sexo e de raça, constitui-se como ponto crucial da Biopolítica. Tornou-se um movimento social que expressa as problemáticas relacionadas aos "riscos de grande conseqüência", e exige a participação de todos os indivíduos, pois o Direito ao Ambiente é um "Direito Humano Fundamental".
            O Projeto Em defesa do meio ambiente e da dignidade humana vem proporcionar a comunidade escolar uma reflexão sobre o dever de todos na preservação do meio ambiente. No contexto político contemporâneo, onde as coletividades difusas são os novos atores, os determinantes são a liberdade, a igualdade, a solidariedade e a "qualidade de vida", a questão ambiental é um canal de abertura para a participação sociopolítica, que abre possibilidades de influência das classes e estratos diversos da sociedade, no processo de formação das decisões políticas.
            Sabemos que o impacto dos danos ambientais nas gerações atuais, e seus reflexos para as futuras, fez com que a questão ambiental atravessasse fronteiras, se tornasse globalizada. A escola cumpre seu papel social na medida em que promove  a conscientização de seus atores para desenvolver atitudes cidadãs de preservação do meio em que vivem.
            A realização deste projeto trará contribuições significativas para o exercício da cidadania no ato de preservar para sobreviver.

OBJETIVOS:

  • Reconhecer que o homem altera o ambiente.
  •  Conscientizar os alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente, partindo – se do meio em que vivem.
  • Discutir sobre os problemas ambientais que o mundo enfrenta nos dias de hoje devido à ação humana.
  •  Integrar professor/aluno multiplicando com naturalidade o estudo do meio ambiente junto à unidade de ensino proporcionando a harmonia entre o meio ambiente e o conhecimento do homem.

METODOLOGIA:


Todos os professores trabalharão os respectivos temas de suas disciplinas em todas as turmas, ficando responsável para orientar as turmas que estiverem sob a sua responsabilidade para a apresentação no dia do encerramento.
A apresentação valerá 5,0 pontos, levando em conta a adequação do tema, a manutenção do tema ou fidelidade, a exposição do tema, a objetividade, os recursos utilizados.
Os 5,0 pontos restantes deverão ser trabalhados a partir do jogo Verdadeiro ou Falso em sala de aula na semana seguinte à realização do seminário.
O seminário do turno matutino será realizado nos dias 06/06 (Ens. Fundamental) e 07/06 (Ensino Médio) as apresentações dos turnos vespertino e noturno serão no dia 07/06.
Cada turma terá vinte minutos para fazer a sua apresentação.
As apresentações no dia do encerramento deverão ser feitas a partir de:
·   Slides;
·   Dramatizações;
·   Exposição de fotos, painéis e cartazes;
·   Apresentação de maquetes;
·   Exposição de cenários;
·   Apresentações musicais (com os temas abordados).

            Obs: Nos dias do seminário os professores responsáveis pelas turmas deverão estar na escola antes do início das apresentações para auxiliar os alunos na organização dos espaços que serão utilizados para as mesmas, e deverão permanecer na escola até o encerramento das apresentações, para que os alunos deixem o espaço escolar organizado.
 
CONTEÚDOS:

TURMAS
DISCIPLINAS
CONTEÚDOS

6º ANO
GEOGRAFIA
A ação humana na apropriação e transformação do espaço geográfico
HISTÓRIA
A exploração ambiental e humana nas antigas civilizações
ENS. RELIGIOSO
Valores e Consciência ética: respeito a todas as formas de vida

7º ANO
GEOGRAFIA
Problemas ambientais: homem X natureza
HISTÓRIA
O desenvolvimento das cidades no fim da Idade Média
ENS. RELIGIOSO
Valores e Consciência ética: respeito a todas as formas de vida

8º ANO
GEOGRAFIA
Luxo e lixo: subdesenvolvimento e desigualdades
HISTÓRIA
O impacto da Revolução Industrial no Meio Ambiente
ENS. RELIGIOSO
O diálogo e o respeito mútuo para promoção da dignidade humana

9º ANO
GEOGRAFIA
O preconceito em relação aos trabalhadores migrantes
HISTÓRIA
Globalização e neoliberalismo: as condições de vida humana em tempos de globalização
ENS. RELIGIOSO
O diálogo e o respeito mútuo para promoção da dignidade humana

1º ANO
GEOGRAFIA
Urbanização e questões socioambientais urbanas
HISTÓRIA
Egito e Mesopotâmia: exploração humana e ambiental
SOCIOLOGIA
A atuação dos movimentos sociais na luta pela preservação do meio ambiente.
FILOSOFIA
Ética e cidadania: princípios fundamentais para cuidar da comunidade dos seres vivos

2º ANO
GEOGRAFIA
Sociedade e meio ambiente: convivência possível?
HISTÓRIA
Revolução Industrial: exploração humana e ambiental.
SOCIOLOGIA
A atuação dos movimentos sociais em defesa da dignidade humana
FILOSOFIA
Ética e cidadania: princípios fundamentais para cuidar da comunidade dos seres vivos

3º ANO
GEOGRAFIA
Biomas brasileiros e a sua preservação
HISTÓRIA
Desafios do Brasil contemporâneo.
SOCIOLOGIA
A atuação dos movimentos sociais em defesa da dignidade humana
FILOSOFIA
Crise ambiental ou crise civilizatória?


ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:

·         Turno matutino

TURMAS
TEMAS PARA AS APRESENTAÇÕES
PROFESSOR RESPONSÁVEL
6º ANO A
A exploração ambiental e humana nas antigas civilizações

Roberto
6º ANO B

Valores e Consciência ética: respeito a todas as formas de vida
7º ANO A
Problemas ambientais: homem X natureza
Selma
7º ANO B
O desenvolvimento das cidades no fim da Idade Média
Juca
8º ANO A
O impacto da Revolução Industrial no Meio Ambiente

Juca
9º ANO A
O preconceito em relação aos trabalhadores migrantes

Selma
9º ANO B
O diálogo e o respeito mútuo para promoção da dignidade humana
Robson
1º ANO A
A atuação dos movimentos sociais na luta pela preservação do meio ambiente.
Robson
1º ANO B
Urbanização e questões socioambientais urbanas

Clemildo
1º ANO C
Egito e Mesopotâmia: exploração humana e ambiental
Elânio
2º ANO A
Sociedade e meio ambiente: convivência possível?

Clemildo
2º ANO B
Revolução Industrial: exploração humana e ambiental.
Elânio
2º ANO C
A atuação dos movimentos sociais em defesa da dignidade humana
Antônio José
3º ANO A
Desafios do Brasil contemporâneo.

Antônio José
3º ANO B
Biomas brasileiros e a sua preservação
Maria José



·         Turno vespertino

TURMAS
TEMAS PARA AS APRESENTAÇÕES
PROFESSOR RESPONSÁVEL
7º ANO C
Problemas ambientais: homem X natureza

Selma
8º ANO B
Luxo e lixo: subdesenvolvimento e desigualdades
9º ANO C
O diálogo e o respeito mútuo para promoção da dignidade humana
Luciana
9º ANO D
Globalização e neoliberalismo: as condições de vida humana em tempos de globalização
Robson

1º ANO D
Urbanização e questões socioambientais urbanas
Clemildo
1º ANO E
Egito e Mesopotâmia: exploração humana e ambiental
Cesar
2º ANO D
Sociedade e meio ambiente: convivência possível?
Maria José
2º ANO E
A atuação dos movimentos sociais em defesa da dignidade humana
Antônio José
3º ANO C
Biomas brasileiros e a sua preservação
Maria José


·         Turno noturno

TURMAS
TEMAS PARA AS APRESENTAÇÕES
PROFESSOR RESPONSÁVEL
1º ANO F
Egito e Mesopotâmia: exploração humana e ambiental
Elânio
2º ANO F
A atuação dos movimentos sociais em defesa da dignidade humana
Robson
2º ANO G
Ética e cidadania: princípios fundamentais para cuidar da comunidade dos seres vivos
Juca
3º ANO D
Biomas brasileiros e a sua preservação
Maria José
3º ANO E
Desafios do Brasil contemporâneo
Antônio José
1º EJA A
Egito e Mesopotâmia: exploração humana e ambiental
Luciana
1º EJA B
Revolução Industrial: exploração humana e ambiental.
Risonete
2º EJA
Ética e cidadania: princípios fundamentais para cuidar da comunidade dos seres vivos
Juca



AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada pelos professores da Área de Conhecimento 03. Esta está relacionada ao instrumento avaliativo ‘Seminário’ que tem uma pontuação de 0 a 10 pontos.


ANEXOS (Fotos):

II SEMESTRE


 PROJETO: O papel da mulher na sociedade contemporânea

 PERÍODO: II Semestre 2011 (agosto/setembro de 2011)

DISCIPLINAS: História, Geografia, Sociologia, Filosofia e Ensino Religioso.

 PROFESSORES: Alberto César, Antônio José, Clemildo, Elânio Lisboa, Juca,                                          Luciana, Maria José, Risonete, Robson,  Roberto e Selma.

JUSTIFICATIVA:

Durante as comemorações à Emancipação Política de Alagoas a Secretaria de Estado da Educação deseja homenagear a ‘Mulher Alagoana’ no desfile cívico a ser realizado no dia 16 de setembro de 2011. Contudo, os municípios deverão homenagear as personalidades, mulheres, que se destacam na contemporaneidade em suas localidades.
Pensando nisso, a Escola Estadual Professora Laura Maria Chagas de Assis pretende fazer uma reflexão sobre o ‘Papel da Mulher na Sociedade Contemporânea’, levando seus educadores e ducandos a conhecer e mostrar as mulheres que se destacam nos cenários mundial, brasileiro, alagoano e santanense.
A proposta está relacionada a Área de Conhecimento 03 que corresponde às disciplinas de História Geografia, Ensino Religioso, Filosofia e Sociologia. Os alunos atendidos serão Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA.
Ao longo da história, a mulher tem conseguido alguns espaços de fundamental importância para a sua participação no mundo atual. (...) A atuação da mulher sempre foi árdua em todos os sentidos, a começar como dona de casa, as famigeradas donas do lar, até a mulher trabalhadora no mercado de trabalho comum que busca a sua emancipação, submetendo-se a um salário bem inferior ao mínimo estipulado por Lei. É este o ônus de quem quer avançar nos espaços que devem estar abertos para que todos os seres humanos sejam iguais na Lei e na prática.
Assim mesmo, falta muita coisa que deve ser feita para que as discriminações sejam abolidas do seio da sociedade e, em especial, do sistema capitalista que tem o objetivo de explorar o ser humano em demanda de migalhas que tenham por objetivo acumular e concentrar o capital de um sistema explorador. As discriminações são visivelmente exacerbadas; pois, quando se trata das mulheres, as complexidades são maiores, tendo em vista a própria desorganização delas, a sujeição em perceber remunerações de fome, dadas as suas condições de pobres e frágeis, a Lei do capitalismo que incita a uma opressão do companheiro sobre sua companheira e, sobretudo, a atuação da igreja que não incentiva um trabalho sério das mulheres.
Com este clima de subordinação e bloqueamento da participação feminina nas atividades cotidianas da vida não existem condições de se ter uma emancipação rápida das mulheres, no sentido da igualdade dos direitos e obrigações, mas tão somente de buscar espaço para ditar as suas normas. O direito da mulher como ser humano deve ser sagrado, para que o mundo progrida e avance dentro dos princípios de eqüidade, de perseverança e de amor; pois, uma vida com atritos, com pelejas e ditadura, não pode progredir de maneira que proporcione um bem-estar para todos viverem em igualdade de direitos.

OBJETIVOS:

  • Discutir o papel da mulher na sociedade atual;
  • Desvelar e explicitar as discriminações e preconceitos associados à mulher;
  • Questionar alguns mitos associados à mulher na sociedade contemporânea;
  • Desenvolver o respeito pela diferença;
  • Questionar a rigidez e fixidez dos padrões de conduta estabelecidos para homens e mulheres;
  • Identificar elementos teóricos que comprovam que as relações de gênero são históricas e socialmente construídas;
  • Buscar uma maior equidade nas relações entre homens e mulheres na sociedade atual;
  • Reconhecer a igualdade de direitos, oportunidades e acesso a bens entre homens e mulheres na sociedade.

METODOLOGIA:

  1. Socialização da proposta pedagógica junto a professores e alunos;
  2. Pesquisa bibliográfica;
  3. Pesquisa ou produção da biografia da personalidade pesquisada;
  4. Pesquisa ou produção de vídeos;
  5. Entrevistas;
  6. Confecção de faixa homenageando a personalidade em destaque;
  7. Montagem de painel com fotos, documentos escritos da pessoa pesquisada;
  8. Exposição de obras;
  9. Produção do retrato da personalidade;
  10. Dramatização;
  11. Apresentação de peça teatral;
  12. Produção de paródias;
  13. Produção de mensagens, poesias, poesias de cordel, crônica, etc.;
  14. Apresentação em sala de aula para as turmas do período matutino e vespertino;
  15. Apresentação no pátio para as turmas do período noturno. Durante a apresentação serão convidadas as personalidades santanenses para serem homenageadas na escola. O material produzido pela turma que realizar a melhor apresentação/homenagem será entregue a VI Coordenadoria de Ensino para que esta homenageada faça parte das 19 personalidades santanenses a serem homenageadas pela CE. Dentre as 19 uma representará Santana do Ipanema no desfile cívico da Emancipação Política de Alagoas em Maceió;
  16. Enquete: ‘Mulher Laura Chagas’: os alunos escolherão a personalidade que se destacou no Laura Chagas. A escolhida será homenageada na apresentação das atividades do turno noturno.
  17. Inscrição para o concurso ‘Beleza Laura Chagas’: serão escolhidas 23 garotas da Escola Laura Chagas para representar os estados brasileiros na semana da pátria. O desfile será realizado na apresentação das atividades do turno noturno.


CONTEÚDOS:

LOCALIZAÇÃO
CATEGORIA
PERSONALIDADE



MUNDO
Arte

Economia

Educação

Esporte

Literatura

Política

Saúde

Religião




BRASIL
Arte

Economia

Educação

Esporte

Literatura

Política

Saúde

Religião




ALAGOAS
Arte

Economia

Educação

Esporte

Literatura

Política

Saúde

Religião




SANTANA DO IPANEMA
Arte

Economia

Educação

Esporte

Literatura

Política

Saúde

Religião




ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:

Turno matutino


TURMAS

LOCAIZAÇÃO
TEMAS

PROFESSOR (A)
Categoria
Personalidade
6º ANO A



MUNDO
Arte


6º ANO B
Economia


7º ANO A
Educação


7º ANO B
Esporte


8º ANO A
Literatura


9º ANO A
Política


9º ANO B
Saúde


1º ANO A



BRASIL
Arte


1º ANO B
Economia


1º ANO C
Educação


2º ANO A
Esporte


2º ANO B
Literatura


2º ANO C
Política


3º ANO A
Saúde


3º ANO B
Religião




Turno vespertino


TURMAS

LOCALIZAÇÃO
TEMAS

PROFESSOR (A)
Categoria
Personalidade
7º ANO C
BRASIL
Religião


8º ANO B




ALAGOAS
Arte


9º ANO C
Economia


9º ANO D
Educação


1º ANO D
Esporte


1º ANO E
Literatura


2º ANO D
Política


2º ANO E
Saúde


3º ANO C
Religião




Turno noturno


TURMAS

LOCALIZAÇÃO
TEMAS

PROFESSOR (A)
Categoria
Personalidade
1º ANO F



SANTANA
DO
IPANEMA
Arte


2º ANO F
Economia


2º ANO G
Educação


3º ANO D
Esporte


3º ANO E
Literatura


1º EJA A
Política


1º EJA B
Saúde


2º EJA
Religião





CRONOGRAMA:

Data
Atividades
De 08 a 12 de agosto de 2011
Socialização da proposta pedagógica junto aos professores e alunos.
De 15 de agosto a 02 de setembro de 2011
Orientação dos professores em sala de aula;
Desenvolvimento das atividades pelos alunos.
06 de setembro de 2011
Apresentação das atividades.



AVALIAÇÃO:

            A avaliação será realizada pelos professores da Área de Conhecimento 03. Esta está relacionada ao instrumento avaliativo ‘Seminário’ que tem uma pontuação de 0 a 15 pontos.

REFERÊNCIAS:

SOUZA. Luiz Gonzaga.  MULHER NA SOCIEDADE ATUAL. Disponível em: (http://www.eumed.net/cursecon/libreria/2004/lgs-mem/10.htm).

ANEXOS – FOTOS


 




































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